Apólice ramos elementares (auto, residencial)
Negócios > Apólices
Essa é a implantação de um seguro como automóvel, residencial, responsabilidade civil. É importante notar que o cadastro de seguros de benefícios (vida, saúde, previdência) é feito em outra tela.
Configurar apólice
Para cadastrar uma nova apólice clique em Novo registro
- Selecione a seguradora, o produto, informe o estipulante e grave.
- Seguradora/ produto não aparece nas opções: Configure a seguradora e o produto em Principal > Produtos. Clique aqui para ver o tutorial.
- Estipulante não aprece nas opções: Clique em 📝+novo. Preencha os dados obrigatórios e grave. Depois prossiga com o cadastro da apólice.
- Número da Apólice e Data de Emissão: Somente devem ser preenchidos se a apólice já tiver sido emitida pela seguradora. Caso contrário, deixe em branco para acompanhar no relatório de seguros em processo de emissão.
- Origem do Negócio: Escolha a opção que se enquadra (ex: novo seguro, renovação da sua corretora, renovação em outra seguradora, renovação de outra corretora, ou transferência de corretagem).
- Início de Vigência: Informe a data de início de validade do seguro. O sistema gerará automaticamente o fim da vigência para um ano depois, mas pode ser ajustado se o seguro não for anual.
- Proposta da cia: Número da Proposta da Companhia (se houver).
- Vidas e Itens: Especifique a quantidade de itens segurados na apólice (ex: número de automóveis).
- Data de Protocolo na Companhia / Data de Emissão: Preencha se aplicável.
- Prêmio líquido: É o valor do custo de cada cobertura contratada em uma apólice sem encargos (IOF). A comissão é calculada sobre o prêmio liquido, sendo assim, é importante que o valor informado esteja correto.
- Prêmio total: É o valor do custo com encargos (IOF).
- Valor total que o cliente paga: Preencha o campo “prêmio total”, marque IOF ☑ prêmio total e clique na calculadora 🧮 prêmio liquido, assim o sistema pode calcular o IOF e o prêmio líquido (base para a comissão).
- Valor sem o IOF: Preencha apenas o campo “prêmio líquido”.
( IOF ☑ prêmio liquido e clicar na calculadora 🧮 prêmio total)
- IOF(R$): Informe o valor de IOF a ser considerado. Caso o valor mostrado esteja errado, altere as configurações do IOF no produto pesquisando ele em Principal > Produtos.
- Número de Parcelas: Indique em quantas parcelas o seguro será pago (ex: 1 para à vista ou dividido em 2, 3, etc.). Se for mais de uma, o sistema preencherá os valores das parcelas. Informe 0 (zero) se não há valor a cobrar.
- Forma de Pagamento: Selecione a forma de pagamento (boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta, cartão de débito, dinheiro).
- Vencimento da primeira / Vencimento da segunda: Preencha as datas de vencimento. O sistema calculará o valor das parcelas com base no prêmio total e número de parcelas; ajuste os valores se houver arredondamentos ou discrepâncias para que as informações estejam exatas.
- Observações: Use este campo de texto livre para adicionar informações adicionais, exceções do contrato ou dados importantes.
Clique em gravar.
Se houver mensagens vermelhas (validações), como “valor incompatível com o prêmio total”, revise os dados. Se o erro for devido a arredondamento e você tem certeza dos valores, clique em “confirmar a gravação”. Caso contrário, corrija os dados e clique em “revalidar”.
Após gravar, o sistema habilitara um menu cinza escuro para preenchimento dos demais dados do seguro.
Corretagem (Comissão)
Na aba cinza escuro “Comissões”.
- Corretora: Selecione qual corretora receberá a comissão.
- Forma de Comissionamento
Escolha de acordo com o combinado com a seguradora:- Conforme regra: Para percentuais variáveis por venda.
- Por esgotamento: A seguradora paga a comissão à medida que as parcelas do cliente são quitadas.
- Fixo nas parcelas: Um percentual fixo é pago em cada parcela paga pelo cliente.
- Antecipado: A seguradora paga a comissão total de uma única vez.
Grave as informações da comissão.
Adicionar vendedores (Produções)
Se houver vendedores internos a serem comissionados, clique na aba cinza escuro “produções” dentro do contrato e adicione os vendedores e suas regras selecionando os nomes, a regra e gravando.
- Produtor/ Regra de repasse não aparece na listagem: Vá no menu Financeiro > Produtores e regras de repasse, clique no +📃 à direita, digite o nome e selecione o produtor, informe uma data e marque as regras que se aplicam a este produtor. Clique em gravar.
- Produtor/ Regra não cadastrada no sistema: Veja o passo a passo aqui.
Anexar arquivos da apólice
Dentro do contrato na aba cinza escuro “arquivos da apólice”, você pode anexar documentos relevantes (PDF, Excel, imagens como JPEG, PNG) relacionados a esta apólice.
Visualizar Atendimentos
Dentro do contrato na aba cinza escuro “atendimentos” mostrará os registros de pós-venda relacionados a essa apólice, útil para acompanhar a frequência de uso e sinistralidade, especialmente para renovações.
Adicionar Itens do Seguro (Ex: Veículos)
Dentro do contrato na aba de “itens” (“itens de auto” para automóvel), clique no papel +📃 para adicionar o item segurado.
- Item: Se o item (ex: veículo) não estiver cadastrado, clique em “novo” para registrá-lo.
Preencha as informações adicionais facultativas, como percentual FIP, ano de fabricação/modelo, placa, chassi, Renavan, classe de bônus (importante), combustível, cor, etc.
Clique em “Gravar” para habilitar a inclusão de coberturas.
- Coberturas do Item: Após adicionar o item, clique no ícone de guarda-chuva ☂ para incluir as coberturas (ex: casco, franquia). Você pode informar o valor do prêmio se tiver, caso contrário, pode gravar apenas a cobertura e alterar posteriormente.
Depois de inserir as coberturas, o sistema pode pedir para adicionar os condutores.
- (Opcional) Adicionar Condutores (se aplicável, ex: Automóvel):
Clique no papel +📃 e preencha o perfil do condutor, incluindo CNH, validade e categoria.
Acompanhar emissão e atualizar status
Após completar todas as informações, aguarde a emissão da apólice.
- Apólices pendentes de emissão: Você pode acompanhar as apólices pendentes de emissão no menu Principal > Painel de Avisos, na seção “documentos pendentes de emissão”.
Lembre-se de ajustar a data de pesquisa para o período correto.
- Apólice emitida: Uma vez que a apólice for emitida, acesse-a no relatório de pendências (clicando em “alterar”) e preencha o número da apólice emitido pela operadora e a data de emissão. Isso a removerá da lista de pendências.
Este processo garante que todos os dados do seguro e do faturamento estejam corretamente registrados para futura gestão e emissão de relatórios.
Informe a corretagem, os itens do seguros, produção, arquivos digitais e demais dados no menu mais escuro da apólice.